PARA FAMÍLIA

QUALIDADE DE VIDA (NOVA VIDA)
Mt. 6:25-34

“Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mt 6:25-34 RA)

Deus quer que vivamos uma nova vida e com qualidade...a nova vida começa por dentro, na atitude do coração, nas prioridades, nas motivações e acima de tudo, no relacionamento pessoal com Deus”. Qualidade de vida ou Nova vida é, “mudança de vida operada em nós, pela mudança da nossa natureza. A nova forma de viver que temos em Cristo dá-nos, logo a partida, uma vida muito mais saudável física e  emocional...”.  Extraído

As vezes podemos testemunhar uma mudança de vida no trânsito em pleno horário de pico, após 8h de trabalho, nesse sentido, mudança de vida, é dar a vez, é fazer uma gentileza, após ter ouvido uns palavrões “calorosos” do cidadão ao lado, é contar até 10 ou 100 antes tomar uma atitude q possamos nos arrepender. Isso é qualidade de vida emocional. É aquilo q processamos. Dia-a-dia no seu lar, com nossos direitos contrariados. Saúde emocional. Temos q ser responsáveis pelas nossas emoções. Temos q decidir não sermos afetados por algo q já passou...porque usar sempre o:  VC DEVERIA. Qualidade de vida não é o q comemos, bebemos ou vestimos, é o q sai da nossa boca, ou seja, o q processamos. porém, não é o q entra na boca o q contamina o homem, mas o q sai (Mt.15:11)... é o q há dentro de nós, é aquilo q podemos dar (ou seja, o q temos e vivemos dentro de nós)...

Homem: Semeiam nem colhem
Mulher: nem fiam (vestimenta, sapatos, etc.) – qualidade de vida para a família...q tipo de alimento devo oferecer a minha família, aos meus filhos?


Qualidade física
Reparem como crescem os lírios do campo! E eles não trabalham nem fiam! Contudo digo-vos que nem o rei Salomão, com toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada, quanto mais vos há de vestir a vocês, ó gente de pouca fé?

Observem q Ele fala para as pessoas de pouca fé e não muita fé, ou seja, não depende de nós ou do nosso esforço, não são os nossos cuidados, q nos tornam merecedores dos cuidados de Deus... e mesmo se nos preocupamos com a nossa saúde, ou com nosso corpo (cirurgias rejuvenescedoras, etc.) ...ainda assim, não é através dos nossos esforços q temos qualidade de vida...como crescem os lírios? Sem preocupações....com tuas preocupações vc não vai crescer, mas deixar de preocupar-se faz com q vc cresça...

Tem coisa mais linda do q ver os Lírios? E qual é sua roupa senão eles mesmos? Se tirarmos a sua roupagem, o q resta? Nada...a sua vestimenta é a sua própria vida. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Não é o q temos, levamos ou mostramos por fora o q importa, mas o q vem dentro de nós....imagina, Deus cuida dos lírios, dá o Seu investimento a uma flor q com o sol se queima e morre, q nascem na primavera, vive o verão e no outono morre...(quem quer, tem condições e tempo p investir em coisas temporais? Seria um investimento a curto prazo...grandes empresários investem em algo q dê lucro e q tenha uma durabilidade de 100 anos ou 99,99 anos )...mas Deus o faz, pq não cuidaria de nós q somos eternos?
E Salomão...sim, é verdade q Deus não vestiu Salomão em toda sua glória, não foi tudo herdado por Deus, algo de sua glória foi por seus próprios esforços.

Ex: II Cr. 9:13 – Taxas sobre o povo – (sua própria força).
número do homem 666 – Não foi aprovado por Deus

II Cr. 9:9 – Rainha de Sabá –(por sua sabedoria deu-lhe riquezas) –
 120 talentos de ouro (120-sacerdotes-120anciãos no templo-120medida do templo)- número de Deus.(por causa da sabedoria de Salomão, Deus aprovou o presente de Sabá mas não as taxas sobre o povo)

Apesar da sua glória e riqueza e honra, nunca esse sábio e rico rei chegou a vestire-se como os lírios do campo q só dependiam de Deus.... mas e as promessas de Deus p Salomão de longevidade, de prolongar os seus dias?
II Reis 3:11-14
“E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta cousa, e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos: mas pediste para ti entendimento, para ouvir {causas de} juízo;
12.Eis que fiz segundo as tuas palavras: eis que te dei um coração {tão} sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.
13.E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória: que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.
14.E, SE andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.”

Historiadores dizem q Salomão morreu doente, vestia lindas e caras roupas em um corpo enfermo...como sabemos ele morreu jovem, tinha apenas 60 anos... No versículo 14 de 1 Reis 3 há uma condicional “SE” andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos...e Salomão se corrompeu adorando a outros deuses L. Não é o q vestimos, o q temos q mostra a qualidade de vida q vivemos, mas o q somos.

O vosso Pai celestial sabe muito bem que vocês precisam de tudo isso. Procurem primeiro o Reino de Deus e a sua vontade e tudo isso vos será dado.

Lc. 12:30-32 “A vosso Pai agradou dar-vos o reino” “O Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. Rm 14:17
Nós oramos venha a nós o Teu reino e isso é possível, quer dizer, é necessário pois podemos e devemos vive-lo...vivemos a justiça de Deus, desfrutamos de Sua paz e nos alegramos no Espírito Santo.
O que é Paz? É ausência de preocupações
Alegria? É o q Deus quer no seu povo sem preocupações, pois um coração alegre é como remédio...sorrindo vc pode receber saúde e o sorriso formoseia o rosto e faz bem à pele...Deus se encanta qndo ouve vc sorrir.
Nós exteriorizamos o q somos e vivemos. Se formos bons, tiraremos coisas boas do nosso bom tesouro.

Em I Tm. Cristo nos dá tudo p q nos regozijemos, mas depende de nossa perspectiva e fé.
Ex. 2 prisioneiros na mesma cela + com perspectivas diferentes...um olhava p as estrelas através da pequena janela acima e o outro para a lama abaixo dos seus pés.

12 espias enviados p Canaã – 10 olharam somente p os gigantes e 2 olharam as uvas enormes – 10 morreram e 2 entraram na terra....não deixa q a tua falta de perspectiva e visão, q tuas preocupações te matem...

E qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus? é isso q devemos buscar as demais coisas...jamais nos faltarão, elas serão acrescentadas. As bênçãos vão te buscar, elas vão correr para ti.

“Se atentamente ouvir a Deus e os mandamentos seus obedecer...eu não correrei atrás de bênçãos sei q elas vão me alcançar...”

Deus dá o pão do dia, não do mês – Ele é sábio e quer q vc dependa dele, quer q vc peça a Ele a cada dia – proteção, saúde, provisão... é uma vida sem preocupações q Deus quer p nós pois “Aquele que HABITA no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente DESCANSARÁ"
HABITA, está no presente, devemos viver hj em Deus e descansar na ONIPOTENCIA do Pai, pois Ele nos dará o descanso de que tanto precisamos DESCANÇARÁ.

Cristo em nós, a esperança de glória, de saúde e de qualidade de vida. ALELUIA!!!